domingo, 26 de dezembro de 2010

O nosso Natal

Foi passado com tranquilidade e alegria, e como já começa a ser tradição na nossa família, foi celebrado como eu mais gosto na nossa casa :-))

O jantar da consoada foi como não podia deixar de ser bacalhau, mas desta vez não foi o tradicional bacalhau cozido com couves, mas um bacalhauzinho no forno que ficou uma maravilha.
A receita já está aqui no Blog.

A nossa mesa prontinha.


A mesa dos doces de Natal.


Os Sonhos de Abóbora e os Coscorões são receitas da Luísa Alexandra, e que já fazem parte dos nossos doces de Natal há pelo menos 3 anos…


A receita dos Sonhos de Abóbora já aqui se encontra, e a dos Coscorões fica agora aqui também:


Ingredientes:
* 50 gr de Margarina
* 1 Colher (sopa) de Azeite
* 50 gr de Açúcar
* 3 Gemas
* 1 Laranja (raspa e Sumo)
* 300 gr de Farinha
* 1 Saqueta de Fermipan
* Água, Sal, farinha, Óleo e Açúcar q.b.

Preparação:
No copo da Bimby colocar a casca de laranja e programar 30 segundos na velocidade 5-7-10. Adicionar o açúcar e programar mais 30 segundos na velocidade 5-7-10. Juntar a margarina, o azeite e as gemas. Programar 1 minutos na velocidade 5. Adicionar a farinha e o fermento e programar 1 minuto na velocidade 5. Depois com a máquina a trabalhar na velocidade 2 ir deitando o sumo de laranja até obter uma massa homogénea para tender.
Coloque a massa num recipiente e, com um dedo, faça-lhe uma cruz.
Tape-a com um pano de cozinha limpo e deixe repousar num local quente durante duas horas. Deixámos a levedar embrulhada num cobertor ao lado da lareira. Depois de levedar amassei de novo a massa, mas com as mãos, para retirar o ar.
Tenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo, e corte-a em rectângulos e fazer um ou dois cortes no centro.
Aqueça óleo e frite os coscorões, colocando-os de seguida sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. No final passam-se por açúcar, canela e raspa de limão.

O momento mais esperado pelas crianças :-))


No dia 25 o almoço foi como sempre e desde que me conheço, o Peru assado no forno, e a cozinheira desta maravilha é a minha Querida Mãezinha.

O nosso Peru de Natal
Depois de bem limpo de penugens e vísceras e bem lavado, coloca-se de molho num recipiente grande coberto de água, sumo de laranja e limão e também laranjas e limões cortados aos pedaços, folhas de louro e alguns dentes de alho espremidos.
Deve ficar neste banho em local fresco umas 12 a 15 horas e vai-se virando de tempos em tempos.
Depois, escorre-se bem e rega-se com vinho do Porto e deixa-se ficar a repousar umas 2 horas.

Tempero:
Dissolve-se 2 cubos de galinha Knorr, junta-se massa de alho, 1 colher de chá de massa de pimentão, sumo de 1 limão e vinho branco, fazendo uma massa compacta.
Recheia-se o peru com um preparado feito com refogado onde se adiciona carnes picadas já cozinhadas, salsa picada e azeitonas pretas descaroçadas.
De seguida barra-se o peru com o tempero preparado anteriormente e com a ajuda de uma trincha.
Deixa-se repousar um pouco neste tempero e depois assa-se em forno brando para cozer lentamente.
Durante a cozedura, vai-se regado com o molho de vez em quando, e picando com um garfo (só na pele para não estalar).

Aqui está ele prontinho a ir para o forno :-))


E aqui já na mesa pronto para o nosso almoço.

O acompanhamento foi o nosso tradicional Arroz de Natal, batatas fritas e salada.


As sobremesas foram algumas, mas esqueci-me das fotos pois a maioria saiu directamente do frigorífico para a mesa e foram logo “atacadas”.
Fiz Bolo de Bolacha,
Leite Creme e Salame de Chocolate, uma das minha cunhadas trouxe Mousse de Chocolate, Pudim e Bolo de Laranja e a outra Molotof.

1 comentário:

Néné disse...

É muito gabado este peru, mas eu apesar de o ter feito não aprecio muito.